Ano
2001
Autor
KOBAYASHI, Mércia Mitsuko
Grau
Mestrado
Orientador
MARANGONI, Ana Maria Marques Camargo
Páginas
209
Resumo
Este trabalho consiste numa análise dos últimos currículos escolares vigentes para o ensino de geografia de 1º grau no Estado de São Paulo. Os documentos em análise, Guia de Estudos Sociais; Proposta CENP de geografia e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de geografia, forneceram-nos uma visão sobre o que vem sendo definido como currículo na área de geografia, respectivamente, a períodos referentes aos anos de 1970, 1980, 1990. Utilizamo-nos de alguns autores da primeira metade do século XX, para podermos perceber que a geografia escolar vem desde há muito destacada como um ensino que necessita de mudanças. Com a análise de tais documentos procuramos contraditar a visão de que tudo o que foi produzido antes dos anos de 1980 não possa representar valiosa contribuição ao ensino de geografia escolar, na atualidade.
Tombo
5642N
Volumes
1
Departamento
Geografia
Programa
Geografia Humana
Unidade USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas