Uma história da disciplina português no Ensino Normal: 1930-1940

Ano
2001
Autor
DANIEL, Maria Emília Borges
Grau
Doutorado
Orientador
FIORIN, José Luiz
Páginas
339
Resumo
Este trabalho apresenta uma história da disciplina Português na primeira fase de funcionamento da Escola Normal e Modelo Anexa, de Campo Grande, Mato Grosso, na década de trinta, a partir de uma perspectiva teórico-metodológica inspirada em Chervel (1990). Descreve-se, inicialmente, o percurso histórico dessa instituição, instalada em 1931 e fechada em 1940, relacionando-o à longa trajetória de avanços e retrocessos do Ensino Normal, no contexto mato-grossense e brasileiro da época. Após reconhecer os objetivos do ensino de Português em cinco livros didáticos utilizados na época, evidenciam-se relações de correspondência entre os conteúdos explícitos nesses manuais e a matéria lecionada nas aulas de Português da Escola Normal e Modelo Anexa, identificando-se, assim, os objetivos reais do ensino dessa disciplina. Finalmente, correlacionando-se objetivos, conteúdos explícitos e avaliação descreve-se a configuração interna da disciplina.
Tombo
5357N
Volumes
1
Departamento
Linguística
Programa
Semiótica e Lingüística Geral
Unidade USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas