Uma história da disciplina português no Ensino Normal: 1930-1940

Orientador
FIORIN, José Luiz
Resumo
Este trabalho apresenta uma história da disciplina Português na primeira fase de funcionamento da Escola Normal e Modelo Anexa, de Campo Grande, Mato Grosso, na década de trinta, a partir de uma perspectiva teórico-metodológica inspirada em Chervel (1990). Descreve-se, inicialmente, o percurso histórico dessa instituição, instalada em 1931 e fechada em 1940, relacionando-o à longa trajetória de avanços e retrocessos do Ensino Normal, no contexto mato-grossense e brasileiro da época. Após reconhecer os objetivos do ensino de Português em cinco livros didáticos utilizados na época, evidenciam-se relações de correspondência entre os conteúdos explícitos nesses manuais e a matéria lecionada nas aulas de Português da Escola Normal e Modelo Anexa, identificando-se, assim, os objetivos reais do ensino dessa disciplina. Finalmente, correlacionando-se objetivos, conteúdos explícitos e avaliação descreve-se a configuração interna da disciplina.
Tombo
5357N