Uma proposta metodológica para o ensino da climatologia no Primeiro Grau

Ano
1997
Autor
BONFIM, Berenice Bley Ribeiro
Grau
Mestrado
Orientador
CONTI, José Bueno
Páginas
129
Resumo
Este trabalho configura uma proposta metodológica para o ensino da Climatologia nas séries iniciais do primeiro grau, apresentando-se como uma possibilidade de intervenção na realidade pedagógica. Objetiva um encaminhamento do processo ensino-aprendizagem, de forma que se evidenciem no mesmo indicadores de avanço na construção de conceitos científicos, referentes ao conhecimento dos fenômenos climáticos, e conseqüentes mecanismos controladores da qualidade do ensino de primeiro grau, na disciplina de Geografia. Apresenta considerações gerais sobre várias teorias psicológicas que procuram explicar o processo do desenvolvimento cognitivo e as inferências dessas teorias na Pedagogia. Subsidiado pelo referencial teórico, sugere atividades de observação e registro de fenômenos climáticos, propondo posterior construção de conceitos e estabelecimento de relações, assim como a indicação de suas conseqüências para a vida do homem e da sociedade em geral. Os estudos de observação e análise se realizaram em espaços abertos, e as conclusões em sala de aula, sendo que os resultados obtidos foram quantificados e expostos pelo pesquisador, através de tabelas e gráficos, a fim de possibilitarem melhor visualização e análise da proposta. O trabalho apresenta como conclusões: a pertinência do ensino da Climatologia com o da Geografia, bem como a importância dos conhecimentos relacionados aos fenômenos climáticos para o aluno deste final de século; a falta de conhecimento pedagógico e geográfico, por parte dos professores das séries iniciais do primeiro grau, para encaminharem com competência o processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Climatologia, apontando estratégias de superação dessa deficiência, com vistas à melhoria qualitativa do ensino de primeiro grau.
Tombo
3576N
Volumes
1
Departamento
Geografia
Programa
Geografia Física
Unidade USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas