Uma proposta no ensinno de hebraico para crianças

Ano
2002
Autor
KRASILCHIK, Denise
Grau
Mestrado
Orientador
BEREZIN, Jaffa Rifka
Páginas
117
Resumo
Esta tese teve como objetivo a formulação de um estudo teórico sobre o ensino de hebraico para crianças pequenas no Brasil. A partir da análise de programas de ensino de hebraico utilizados atualmente , chega-se a conclusão que o hebraico não é visto como um idioma comunicativo para as crianças. A partir desta constatação, esta tese apresenta um programa de ensino de hebraico, que é permeado pela teoria sócio-construtivista , que vê o conhecimento não como uma cópia da realidade, mas como o produto da interação do indivíduo com o meio, no qual o indivíduo transforma o conhecimento adquirido, construindo-o segundo suas próprias hipóteses. Nesta proposta a criança e o meio são considerados elementos fundamentais no processo de aquisição do idioma, uma vez que a realidade social e psíquica da criança é valorizada. A criança é estimulada a pensar suas hipóteses e transformá-las. A partir do momento que o hebraico torna-se um idioma comunicativo, ele também poderá estar se transformando num elemento de identidade judaica mais significativo para as crianças. E este também é um dos objetivos da Educação Judaica na Diáspora. Esta tese fornece a oportunidade para professores que ensinam hebraico ou qualquer outro idioma estrangeiro, estarem repensando princípios que devem-se levar em consideração quando se tem como objetivo o ensino mais significativo e construtivo do conhecimento de um idioma.
Tombo
5749N
Volumes
1
Departamento
Letras Orientais
Programa
Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica
Unidade USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas