Uma proposta para a avaliação da compreensão e do emprego da anáfora: o desempenho de alunos da primeira série do Segundo Grau

AZEVEDO, Patrícia Della Posta de
Mestrado
PALOMO, Sandra Maria Silva
O tema desta pesquisa surgiu a partir da observacao do desempenho de alunos da primeira serie do segundo grau quanto a compreensao de estrutura lexicais. Especificamente termos anaforicos. Assim em um primeiro momento, direcionamos o trabalho pedagogico ao estudo de expressoes de uso anaforico. Entretanto, ao se pensar em uma proposta pedagogica, e fundamental discutir a avaliacao, por parte integrante do processo de aprendizagem. A avaliacao permite ao professor observar o desenvolvimento dos alunos, detectar os pontos em que se concentram as maiores dificuldades e, caso necessario, reelaborar sua metodologia a fim de favorecer o processo de aprendizagem. Dessa forma, procurando chegar a um mecanismo de avaliacao claro e objetivo, estabelecemos alguns criterios para a avaliacao da compreensao e do emprego da anafora, a partir da analise das atividades desenvolvidas pelos alunos. Os resultados da analise demonstraram que as dificuldades consistem, basicamente, em explicar ou identificar o referente do termo anaforico. E necessario, pois, que o emprego e a compreensao de expressoes de uso anaforico sejam trabalhados desde a sua forma mais visual (anafora pronominal) ate formas mais elaboradas (anafora lexical). Sempre apresentando a anafora como um importante mecanismo de coesao textual.
Linguística
Semiótica e Lingüística Geral