Uma visão lingüística das trocas na escrita ligadas à sonorização/dessonorização em crianças alfabetizadas

Ano
1996
Autor
FRITSCH, Angela Beatrice Von
Grau
Mestrado
Orientador
MAURO, Maria Adélia Ferreira
Páginas
190
Resumo
O presente estudo tem por objetivo a influencia do contexto linguistico na troca dos grafemas que representam os fonemas que se distinguem binariamente pelo traco de sonoridade, focalizando, particularmente, a troca entre os elementos do par homorganico t e d, em dois grupos de criancas ja alfabetizadas, que apresentam ou nao queixa da professora em relacao a essa troca especifica. As ocorrencias das trocas entre te/ou d, considerando os grupos com queixa e sem queixa, foram observadas em tipos de atividades - ditado de palavra e redacao, com o controle das seguintes variaveis linguisticas, t e/ou d: - constituindo grupo consonantal com r - na vizinhanca de uma consoante lateral na palavra - na vizinhanca de uma nasal ou nasalizacao - d na vizinhanca de uma consoante surda na palavra - t na vizinhanca de uma consoante sonora na palavra.
Tombo
3399N
Volumes
1
Departamento
Linguística
Programa
Semiótica e Lingüística Geral
Unidade USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas