Unidades do relevo como proposta de classificação das paisagens da Bacia do Rio Curu - Estado do Ceará

Ano
SOARES, Fátima Maria
Grau
Doutorado
Orientador
ABREU, Adilson Avansi de
Resumo
A presente pesquisa objetiva aplicar os métodos de pesquisa e análise utilizados no estudo integrado da Paisagem, campo do conhecimento geográfico, como área de atuação capaz de romper com a dicotomia Geografia da Natureza e Geografia da Sociedade. Através do estudo integrado da Paisagem, foi possível ter acesso a diversas áreas do conhecimento científico e com a ajuda de técnicas e tecnologias, redimensionar esses conhecimentos fracionados, que são uno e indissociáveis em suas ações e reações. Para aplicação do estudo, selecionou-se a Bacia Hidrográfica do Rio Curu, Estado do Ceára, na Região Nordeste Brasileira; o critério da escolha, constitui-se num dos primeiros pontos a ser respeitado pelo método, que consiste a delimitação da área geográfica. As fronteiras naturais vão possibilitar o entendimento no tempo e espaço, de como as transformações de longo e curto período de tempo foram se processando e quais as variáveis que desencadearam tais mudanças. A área selecionada terá portanto, uma dimensão escalar, que será ponto de referência. As áreas vão sendo redelimitadas em unidades menores, conforme suas características topográficas, e a cada uma delas vão sendo interconectadas informações referentes a sua geologia, que vai-se constituir como suporte delineador das formas, os agentes atmosféricos, como impulsionadores das transformações, o solo e a vegetação, como catalizadores do ambiente natural, e as ações da sociedade, como agentes interruptas de mudanças. A partir da delimitação da área em unidades menores, foram incorporadas em cada uma delas, novas informações, que foram qualificadas, quantificadas e analisadas. Posteriormente, foram atribuídas as variáveis, valores, conforme grau de utilização e de danos ambientais identificados. Toda essa gama de informações possibilitou testar técnicas de valorização da Paisagem, onde entre os critérios estão dados de caráter objetivo e subjetivo, que requer do pesquisador imparcialidade e caráter científicos para que os resultados obtidos, sejam o mais próximo do real. O documento tornou-se um laudo técnico e científico para serem utilizados como suporte para projetos tanto de cunho sócio-econômico quanto ambiental.
Tombo
5392N