Valores e usos dados à tecnologia: o caso da informática educativa no Brasil (1970-1990)

Ano
2002
Autor
BARRETO, Irineu Pacheco Paes
Grau
Mestrado
Orientador
MOTOYAMA, Shozo
Páginas
160
Resumo
Este trabalho procura examinar as bases históricas e intelectuais sobre as quais se estabeleceram as relações entre Informática e Educação no Brasil no período compreendido entre 1970 e 1990. Partimos de bases teóricas da história da ciência e da tecnologia a fim de analisar um caso específico do desenvolvimento tecnológico brasileiro: a formação da Informática Educativa. Compreendemos que a Informática foi valorizada e usada no período estudado sob a perspectiva da teoria da educação, que se articula por meio da interligação de concepções sobre a infância, o processo de aprendizagem, a cultura, e a educação. Demonstramos a influência do pensamento pedagógico sobre a criação da Informática Educativa através da análise do Projeto Educom, desenvolvido no Brasil, nos anos 80, complementada pela análise de estudos isolados que são abrangentes o suficiente para caracterizarem os dois lados da questão da Informática na Educação: aqueles que defendem o seu uso e os que o condenam, sobretudo no ensino elementar. Mostramos que a centralização dos debates em torno de uma teoria educacional ideológica, fez com que os educadores e o governo limitasse o âmbito de aplicação da tecnologia, ao negligenciar problemas fundamentais do sistema de ensino brasileiro.
Tombo
5843N
Volumes
1
Departamento
História
Programa
História Social
Unidade USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas