Visrtudes públicas e privadas: a linguagem do republicanismo no pensamento político de John Stuart Mill

BRITO, Ari Ricardo Tank
RIBEIRO, Renato Janine
Inserido na filosofia utilitarista de John Stuart Mill existe um componente específico, um republicanismo que, embora pouco notado, acaba, quando levado na devida conta, por se constituir num dos aspectos mais relevantes do pensamento político desse pensador britânico. O principal objetivo desta dissertação é o de mostrar como uma relação significativa pode ser estabelecida entre a filosofia política e moral de Mill e o republicanismo, sem que se afirme que os aspectos republicanos encontrados na sua obra tornem Mill um republicano ou um humanista cívico. O que se afirma é que, sem levar em conta as suas preocupações republicanas, ou cívicas, a compreensão das idéias de Mill fica prejudicada. Levando-as em conta, várias proposições deste autor, percebidas como tendo um caráter conservador, ou julgadas como sendo incoerentes com o seu utilitarismo, adquirem um significado diferente, sem que este acréscimo resolva por si só a debatida questão da inconsistência da filosofia de Mill. O caminho escolhido para estabelecer a presumida relação entre Mill e o republicanismo foi o de apresentar este último como uma linguagem, seguindo as indicações dadas pelas obras dos historiadores de idéias pertencentes à assim chamada "Escola de Cambridge", principalmente J.G. A. Pocock e Quentin Skinner, e mostrar como a linguagem política do republicanismo é utilizada por Mill para alicerçar proposições-chaves da sua filosofia política. No entanto, deve ser ressaltado que esta dissertação não se constitui nem em um estudo sobre linguagens filosóficas-políticas nem em uma tentativa de comparação entre linguagens diferentes. O objetivo, como já exposto, é o de apenas e tão somente estabelecer relações, conectar Mill e o republicanismo de tal modo que pelo menos algumas das principais proposições republicanas passem a vistas como integrantes da filosofia utilitarista de John Stuart Mill.