Sérgio Buarque de Holanda

BR USP FFLCH/DH-SBH
1958-1990
Série

Historiador brasileiro, nasceu em 11 de julho de 1902 em São Paulo.

Formou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro em 1925, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebendo o título de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.

Trabalhou como jornalista no Jornal do Brasil e tornou-se correspondente em Berlim entre 1929 e 1931.

Em 1936 publicou o livro “Raízes do Brasil” e ingressou, como professor assistente, na Faculdade Nacional de Filosofia, atual UFRJ.

Em 1941 atuou em várias universidades dos Estados Unidos como professor.

Assume a direção do Museu Paulista em 1946 e a Cadeira de História Econômica do Brasil, na Escola de Sociologia e Política de S.P., em 1948.

Atuou em Roma - Itália - entre 1943 e 1955, como professor universitário.

Em 1956, participa, como professor, da FFCL-USP, na Cadeira de Civilização Brasileira. Sendo efetivado dois anos depois.

Esteve em missão da UNESCO, na Costa Rica e Peru, durante os anos de 1963 a 1967.

De 1962 a 1964 assumiu a direção do Instituto de Estudos Brasileiros – IEB.

Aposentou-se da FFCL em 1969, em solidariedade aos professores afastados pelo AI-5.

Em 1980 participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e foi vencedor dos prêmios Juca Pato e Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.

Sua casa foi transformada no Museu da Música Brasileira após a sua morte, ocorrida em 24 de abril de 1982.

Entre suas principais obras estão: Raízes do Brasil (1936), Cobra de Vidro (1944), Monções (1945), Caminhos e Fronteiras (1957), Visão do Paraíso (1959), Do Império à República (1972) e Tentativas de Mitologia (1979).

Data da aquisição: n.c.

Possui instrumentos legais: não

doação

A documentação textual está distribuída nas séries:

II – Documentação Profissional

III – Produção Intelectual

VIII – Documentação Complementar

Prova de concurso para catedrático (1958), livro, revista, lista de documentação enviada a UNICAMP, dossiê sobre o livro “Caminhos do Extremo Oriente, livro produzido por terceiro.

18 doc. 856p.

A documentação encontra-se organizada e em bom estado de conservação.

Instrumento de Pesquisa: Inventário

www.siarq.unicamp.br/sbh/acervo.html