Azis Simão

Origem
público
Código
BR USP FFLCH/DH-AS
Datas limite
1931-1990
Nível de descrição
Série
História Administrativa - Biografia

Filho de imigrantes libaneses, nasceu em Bragança Paulista. Na adolescência, perdeu a vista esquerda. Por recomendação médica, deixou os estudos e dedicou-se ao mercado de café e atacadista, porém sem sucesso. Seus primeiros contatos com o jornalismo ocorreram em 1928 e 1929 com o movimento operário, via Federação Operária de São Paulo e União dos Trabalhadores Gráficos. No ano de 1934, fundou a Escola Proletária Noturna, gratuita e aberta a todo trabalhador sindicalizado, onde foi professor. No ano de 1932 formou-se pela Escola de Farmácia. No ano seguinte, ingressou no Partido Socialista. Em fins de 1935 sofreu outro descolamento de retina, perdendo posteriormente a visão direita. Em 1939 ingressou na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP, como aluno ouvinte, vindo a completa-lo como aluno regular em 1950. Em 1951 foi convidado para integrar a FFLCH-USP, como Auxiliar de Ensino e Pesquisa. Devido à deficiência visual, foi contratado somente em 1953 por lei especial do Governo do Estado, aprovada pela Assembleia Legislativa. Tornou-se Livre-Docente pela FFLCH-USP em 1964 e professor titular, pela mesma faculdade, em 1973. De 1969 a 1982, ano de sua aposentadoria, desempenhou diversas funções administrativas na FFLCH-USP. Faleceu em 1990, na cidade de São Paulo.

História Arquivística

Documentação recebida em duas etapas: 1ª - 09/12/1992 2ª- 19/10/1993

Procedência
Doação realizada pela esposa Dona Cecília Simão (Dona Nena)
Local
São Paulo
Sistema de arranjo

A documentação foi dividida em 7 séries:

Série I - Documentação Pessoal

Série II – Documentação Profissional

Série III – Periódicos

Série IV – Produção de Terceiros

Série V – Correspondência

Série VI – Diversos

Conteúdo do acervo

currículo, memorial, contratos, produção acadêmica, correspondência profissional, projetos e pesquisas realizados, periódicos, levantamentos bibliográficos e de dados científicos, etc.

Dimensão e suporte

O arquivo é constituído de 11.967 documentos textuais, destes, 10.778 são fichas datilografadas e manuscritas com anotações de pesquisa. Total: 19.566 páginas.

Características físicas e requisitos técnicos
A documentação encontra-se organizada e em bom estado de conservação
Notas do Arquivista

Instrumento de pesquisa: inventário

Documentação relacionada
http://www.ael.ifch.unicamp.br/site_ael