De descendência alemã, Egon Schaden nasceu na cidade de Bonifácio Município de Palhoça- Santa Catarina, em 04.07.1913 e faleceu em 16 de setembro de 1991. Lá, realizou seus estudos iniciais entre 1920-1924. O secundário foi realizado no Ginásio Catarinense, em Florianópolis, de 1928 a 1932.
Cursou, como aluno regular, a Faculdade Paulista de Letras e Filosofia nos anos de 1933 e 1934.
Ingressou na Faculdade de Filosofia Letras e Ciência Humanas da USP em 1935 e, licenciou-se em Filosofia, em 1937. Em 1941 concluiu a disciplina de Didática.
O título de Doutor em Ciências foi obtido em 1945, na mesma Faculdade, com o trabalho: Ensaio etno-sociológico sobre a mitologia heróica de algumas tribos indígenas do Brasil.
Em 1954 realizou a Livre-Docência com o Trabalho: Aspectos fundamentais da Cultura Guarani.
Em 1965 prestou concurso, para o provimento efetivo da Cadeira de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, FFCL- USP, apresentando a tese: Aculturação Indígena. Ensaios sobre fatores e tendências da mudança cultural de tribos índias em contacto com o mundo dos brancos.
Data da aquisição: não consta
Possui instrumentos legais: não
A documentação textual está distribuída nas séries:
I – Documentação Pessoal
II – Documentação Profissional
III – Produção Intelectual do Titular
IV – Documentação de Terceiros
V – Periódicos
VI – Documentação Etnográfica e Iconográfica
VII – Miscelânea
VIII – Correspondência
Currículos, relatórios de atividades e de pesquisa, documentação oficial, programas de cursos e atividades, apontamentos do Titular, apostilas de cursos, pareceres e assessorias científicas, atestados, certificados, correspondência, discursos, projetos de pesquisa , projetos de publicação, contratos, produção bibliográfica do Titular artigos, periódicos, documentação de terceiros
Dossiês: “Esperanto”, “Karl von den Steinen e Alto Xingu em Geral”, “Brasil colonial, Política colonial e História do Brasil”, “ Mc Luham”, “ Língua, Linguagem, Linguística e Literatura”, “ Comunicação, Língua Indígena e Língua Geral”, “Cultura e Tecnologia”,
Dossiês: “Encontros inter-regionais de cientista sociais do Brasil”, “University of Toronto”, “University of Tsukuba”, “University of Osaka”, “Cultura e Comunicação no Brasil”, “Amazonien im Umbruch/ Berlim”, “Fórum “Aculturación y Antropologia Aplicada”/ Paraguai (1965)”, “História do Brasil Colonial”, “As sociedades Indigenas e o Direito”, ‘Enciclopédia Britânica”, “Leituras de etnologia brasileira”, “índios Kaiowá-Guarani”
7965 documentos
Instrumento de Pesquisa: Inventário