Egon Schaden

Origem
público
Código
BR USP FFLCH/DH-ES
Datas limite
1885-1991
Nível de descrição
Série
História Administrativa - Biografia

De descendência alemã, Egon Schaden nasceu na cidade de Bonifácio Município de Palhoça- Santa Catarina, em 04.07.1913 e faleceu em 16 de setembro de 1991. Lá, realizou seus estudos iniciais entre 1920-1924. O secundário foi realizado no Ginásio Catarinense, em Florianópolis, de 1928 a 1932.

Cursou, como aluno regular, a Faculdade Paulista de Letras e Filosofia nos anos de 1933 e 1934.

Ingressou na Faculdade de Filosofia Letras e Ciência Humanas  da USP em 1935 e, licenciou-se em Filosofia, em 1937. Em 1941 concluiu a disciplina de Didática.

O título de Doutor em Ciências foi obtido em 1945, na mesma Faculdade, com o trabalho: Ensaio etno-sociológico sobre a mitologia heróica de algumas tribos indígenas do Brasil.

Em 1954 realizou a Livre-Docência com o Trabalho: Aspectos fundamentais da Cultura Guarani.

Em 1965 prestou concurso, para o provimento efetivo da Cadeira de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, FFCL- USP, apresentando a tese: Aculturação Indígena. Ensaios sobre fatores e tendências da mudança cultural de tribos índias em contacto com o mundo dos brancos.

História Arquivística

Data da aquisição: não consta

Possui instrumentos legais: não

Procedência
doação da esposa
Local
São Paulo
Sistema de arranjo

A documentação textual está distribuída nas séries:

I – Documentação Pessoal

II – Documentação Profissional

III – Produção Intelectual do Titular

IV – Documentação de Terceiros

V – Periódicos

VI – Documentação Etnográfica e Iconográfica

VII – Miscelânea

VIII – Correspondência

Conteúdo do acervo

Currículos, relatórios de atividades e de pesquisa, documentação oficial, programas de cursos e atividades, apontamentos do Titular, apostilas de cursos, pareceres e assessorias científicas, atestados, certificados, correspondência, discursos, projetos de pesquisa , projetos de publicação,  contratos, produção bibliográfica do Titular artigos, periódicos, documentação de terceiros

Dossiês: “Esperanto”, “Karl von den Steinen e Alto Xingu em Geral”,  “Brasil colonial, Política colonial e História do Brasil”,  “ Mc Luham”,  “ Língua, Linguagem, Linguística e Literatura”,  “ Comunicação, Língua Indígena e Língua Geral”, “Cultura e Tecnologia”,

Dossiês: “Encontros inter-regionais de cientista sociais do Brasil”, “University of Toronto”, “University of Tsukuba”, “University of Osaka”, “Cultura e Comunicação no Brasil”, “Amazonien im Umbruch/ Berlim”, “Fórum “Aculturación y Antropologia Aplicada”/ Paraguai (1965)”, “História do Brasil Colonial”, “As sociedades Indigenas e o Direito”, ‘Enciclopédia Britânica”, “Leituras de etnologia brasileira”, “índios Kaiowá-Guarani”

Dimensão e suporte

7965 documentos

Características físicas e requisitos técnicos
A documentação encontra-se organizada e em bom estado de conservação.
Notas do Arquivista

Instrumento de Pesquisa: Inventário 

Documentação relacionada
Instituto Egon Schaden