Jovina Álvares Pessoa

Origem
público
Código
BR USP FFLCH/DH-JAV
Datas limite
1927 a 1988
Nível de descrição
Série
História Administrativa - Biografia

Jovina Rocha Álvares (Ribeirão Preto, 7 de agosto de 1897 – São Paulo, 12 de setembro de 1988), mudou-se com a família para São Paulo aos cinco anos de idade. Graduada em Farmácia, notabilizou-se pela militância política e junto ao movimento feminista, tendo sido diretora do Departamento Social da União Feminina paulista. Casou-se em 1927 com o parasitologista Samuel Barnsley Pessoa, adotando seu sobrenome. Acompanhou Samuel Pessoa em diversas missões no Brasil e no exterior, chegando a acompanhá-lo durante sua estada na China e na Coreia, quando destacado para tomar parte em comissão encarregada de avaliar o impacto da guerra bacteriológica naqueles países. Exerceu o magistério, tendo lecionado em cursos de alfabetização de adultos em comitês democráticos. Foi uma das entrevistadas por Ecléa Bosi no livro Memória e sociedade: lembranças de velhos (1979), identificada como “dona Lavínia”.

História Arquivística

Com o falecimento da titular, em 1988, os documentos por ela acumulados ficaram sob responsabilidade de sua filha, Dulce Helena Pessoa Ramos. O arquivo foi doado, juntamente com o de Samuel Pessoa, ao Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda” em 25 de outubro de 2011, pelos netos de Jovina Pessoa.

Procedência
doação
Local
São Paulo
Sistema de arranjo

Cronologia

Conteúdo do acervo

Currículo, memorial, produção acadêmica, correspondência profissional, correspondência pessoal, projetos, pesquisas, dados científicos, desenhos, livros, folhetos, cartazes, objetos, fotografias.

Dimensão e suporte

350 unidades de descrição
62 unidades de arquivamento
507 itens documentais

Características físicas e requisitos técnicos
A documentação encontra-se organizada e em bom estado de conservação.
Notas do Arquivista

Instrumento de Pesquisa: Inventário

Documentação relacionada
não consta