O cotidiano de Manuel Bandeira desvelando leituras, identidade e autoridade e autoria no ensino médio

NOGUEIRA, Silvia Helena
Mestrado
GOLDENSTEIN, Norma Seltzer
O objetivo desta pesquisa foi o de despertar os alunos para a leitura do texto literário, como um meio de ampliação de seu universo de conhecimento. A opção foi por trabalhar Manuel Bandeira - na temática do cotidiano. A meta a ser atingida era dupla: na primeira etapa, a compreensão, análise e interpretação do corpus selecionado na obra do autor; na etapa seguinte, a produção escrita dos alunos como instrumento para o reconhecimento da sua identidade e autoria. Esta dissertação versa sobre uma prática de Língua Portuguesa com o texto literário: poema e crônica, no Ensino Médio, em Jacareí (São Paulo), desenvolvendo um trabalho de leitura e produção de textos, numa perspectiva que privilegiou a atuação do aluno como leitor / redator. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, levando a leitura e análise de Manuel Bandeira para a sala de aula e estabelecendo um diálogo entre os versos e a própria prosa do autor - a crônica. Os alunos tiveram, como base referencial, uma experiência de autoria bastante qualitativa, resultando em textos coesos e coerentes. O resultado da pesquisa mostra aspectos de relevância para a formação do leitor e para as práticas inovadoras sobre o ensino da língua materna, podendo contribuir para outros estudos na área da Lingüística Aplicada.
Letras Clássicas e Vernáculas