O discurso oficial da qualidade: a capacitação docente em um processo de mudança curricular

ADÃO, Sônia Maria
BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine N.
Este trabalho originou-se de uma experiência da pesquisadora no trabalho de retomada do CBA - Ciclo Básico de Alfabetização - entre o final de 1993 e início de 1994. A forma como essa retomada era anunciada às professoras, nas escolas estaduais do Estado de Minas Gerais, levou-se a pressupor que entre a viabilidade das mudanças propostas e o discurso oficial da qualidade educacional a partir da capacitação docente havia uma ruptura que exigia uma análise. A partir dessa hipótese buscou-se com o apoio teórico da Análise do Discurso, estabelecer um confronto entre a capacitação de que se fala e a capacitação que se vive. Para isso foram selecionados dois corpora: um que se constituiu da seleção de cinco documentos produzidos pela S.E.E. - Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, desde a implantação do CBA os quais fundamentam essa proposta de mudança; o outro se constituiu de entrevistas com dezoito professoras das séries iniciais de dez escolas da região industrial de Belo Horizonte. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas. A análise desses corpos mostrou o contraste entre duas formações discursivas: FD1 (documentos) que se caracteriza por arregimentar estratégias no sentido de garantir a permanência de uma dada concepção de Estado e FD2 (entrevistas com professores) que se apresenta como o discurso da ruptura entre o que se diz e o que se faz.
Letras Clássicas e Vernáculas
Filologia e Língua Portuguesa