O ensino superior e a mulher - Aspectos da presença feminina na Universidade de São Paulo nas décadas de 1930 a 1950

CERDEIRA, Cleide Maria Bocardo
Doutorado
WRIGHT, Antônia Feranada Pacca de Almeida
Esta tese analisa o acesso das mulheres brasileiras à educação de nível superior nas décadas de 1930 a 1950, concentrando em três grandes áreas do conhecimento na Universidade de São Paulo: humanas, biomédicas e exatas. Detecta as transformações ocorridas na vida profissional e particular de trinta professoras formadas pela USP e que nessa instituição seguiram a carreira acadêmica. Por meio de entrevistas gravadas, investigam-se a motivação para ingressar na faculdade, o cotidiano durante a época em que cursaram a universidade e os desdobramentos após o curso. Primeiramente, estuda-se a presença feminina no contexto sócio-econômico brasileiro. Em seguida, discute-se a questão do gênero na educação e na atividade docente, após o que apresentam-se os primórdios do acesso da mulher ao Ensino Superior e um esboço histórico da fundação da USP. Por fim, examinam-se os dados estatísticos da evolução da inserção feminina na USP e o resultado e a análise dos dados apurados nas entrevistas.
História Econômica