Tempo e voz: o percurso trágico-ideológico na narrativa de José Saramago

Ano
1996
Autor
ALLEMAND, Maria Lúcia de Oliveira
Grau
Doutorado
Orientador
SANTILLI, Maria Aparecida de Campos Brando
Páginas
300
Resumo
A proposta deste trabalho é a de investigar a hipótese de uma oscilação trágico-ideológica em cinco romances de José Saramago - Levantado do chão, Memorial do convento, O ano da morte de Ricardo Reis, História do cerco de Lisboa e O evangelho segundo Jesus Cristo - através da análise das categorias literárias de tempo e voz narrativa. Valendo-se das técnicas de tratamento do tempo, o narrador organiza a matéria diegética, fixa-lhe a duração, ordena-a na seqüência do enunciado e singulariza-a ao longo do texto, atribuindo, desta forma, ordem e sentido aos acontecimentos. Como unificador do enredo, o narrador se faz ideólogo. Por outro lado, os comentários e as intervenções da voz narrante, marcam um descentramento do poder discursivo, reenviando-nos para o território da desordem, onde reinam o caos e a pluralidade. Da confluência de ambas as posturas, surge um texto entrecortado pelas questões da contemporaneidade, no qual coexistem elementos modernos e pós-modernos. Em suma, tempo, voz e texto estão estruturados na ficção de José Saramago como uma resposta da atual literatura portuguesa às perplexidades suscitadas pela cultura da pós-modernidade.
Tombo
3525N
Volumes
1
Departamento
Letras Clássicas e Vernáculas
Programa
Literatura Portuguesa
Unidade USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas