Uma visão da ópera russa sob o nariz de Chostakóvitch

COUTO JÚNIOR, Euro de Barros
CAVALIERE, Arlete Orlando
O presente trabalho tem por finalidade tratar de aspectos que envolvem a inserção histórica da ópera O Nariz do compositor russo Dmítri Dmítrievitch Chostakóvitch (1906-1975), baseada na obra homônima de Nikolái Vassílievitch Gógol (1809-1852). Escolhemos enfocar esta obra, para reunir algumas informações que ainda não existem disponíveis em língua portuguesa sobre a primeira ópera de um dos mais importantes compositores russos do século XX. Além disso, esta ópera foi escolhida por tratar-se de uma obra cuja importância está vinculada à composição da segunda ópera de Chostakóvitch, Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk, verdadeiramente considerada como a grande ópera desse autor. Em todo o trabalho, fazemos um entrelaçamento entre o conto O Nariz de Gógol e a ópera de Chostakóvitch, com a intenção de abordar alguns aspectos históricos sobre ambas as obras. Na parte central deste trabalho, tecemos algumas considerações gerais quanto aos elementos e procedimentos que contextualizam a obra escolhida, refazendo a trilha que levou Chostakóvitch à composição de sua primeira ópera, levantando alguns traços históricos de sua época e mencionando alguns procedimentos usados pelo compositor. Por fim, numa conjunção das vertentes abordadas, propomos algumas idéias com o objetivo de traçar possíveis caminhos para uma visão mais abrangente da produção chostakovitchiana.
Letras Modernas
Literatura e Cultura Russa