A lavra da palavra na crônica de Cecília Meireles discurso e estilo

COELHO, Irene da Silva
GOLDNSTEIN, Norma Seltzer
A lavra da palavra na crônica de Cecília Meireles-Discurso e Estilo tem como objetivo contribuir para o estudo da prosa ceciliana , voltando-se para seu primeiro livro de crônicas, Escolha o seu sonho, 1964, Editora Record. O trabalho apresenta, inicialmente, aspectos da vida e da obra de Cecília Meireles. Segue-se uma visão panorâmica sobre a crônica - suas raízes, sua história e sua transformação até tornar-se um texto opinativo, preocupado em expor a visão de mundo do cronista. São elencados pontos de vista de alguns cronistas sobre o gênero. Uma síntese sobre a crônica ceciliana é complementada pela justificativa da escolha do corpus: um conjunto de três crônicas, selecionadas pela recorrência de características estilísticas, principalmente no que diz respeito às escolhas lexicais e sintáticas. A segunda parte discorre sobre o instrumental teórico que embasa a análise do corpus. A terceira parte compõe-se da análise das três crônicas selecionadas, estabelecendo um diálogo entre elas e outras obras cecilianas, em prosa como em verso. Pretendemos evidenciar a visão de mundo presente nessas crônicas, por meio do estudo dos elementos expressivos e discursivos que fazem eco a empregos equivalentes encontrados em outras produções da autora. A quarta parte sintetiza as considerações finais, sugerindo que esse percurso poderia ser refeito, com as devidas adaptações, nas aulas de língua portuguesa de nosso ensino fundamental e médio.
Letras Clássicas e Vernáculas