A Retórica de Pedra. Análise da argumentação no discurso poético de João de Melo Neto

Ano
2001
Autor
ALMEIDA, Valéria Paz de
Grau
Mestrado
Orientador
MOSCA, Lineide do Lago Salvador
Páginas
201
Resumo
Este estudo tem como principal suporte teórico a Nova Retórica, em especial a teoria proposta por Chaïm Perelman e Lucie Olbrecths-Tyteca na obra Tratado da argumentação: a nova retórica, e visa à análise de estratégias argumentativas presentes num corpus constituído de dez poemas selecionados do livro A educação pela pedra, de João Cabral de Melo Neto. Procura-se demonstrar, pelo exame dos planos e das estratégias argumentativas, notadamente pela identificação de diferentes tipos de argumento, classificados conforme a teoria de Perelman e Tyteca, que o discurso poético pode ser desenvolvido a partir de estruturas eminentemente retóricas. A análise contempla procedimentos técnicos comuns em discursos não-literários e, ao fim, corrobora nossa hipótese de que a poesia de João Cabral tem uma organização argumentativa, que apresenta regularidade no uso de operadores discursivos, de figuras retóricas e de provas lógicas, isto é, de provas constituídas por argumentos que se aliam às provas ética e patética, já previstas na Retórica Clássica. Trata-se, segundo a Nova Retórica, de argumentos quase-lógicos, argumentos baseados na estrutura do real e ligações que fundamentam a estrutura do real. Ao exame simultâneo das diferentes estratégias argumentativas, segue-se proposta de categorização dessas estratégias e dos planos argumentativos, assim como dos tipos de argumento usados nos poemas, a fim de compor-se um quadro que encerre os componentes retóricos recorrentes no corpus. Essa síntese antecederá as conclusões a respeito do elo entre poesia e retórica e entre razão e emoção, manifestado pela racionalidade argumentativa que constitui o eixo do discurso poético de João Cabral de Melo Neto.
Tombo
5388N
Volumes
1
Departamento
Letras Clássicas e Vernáculas
Programa
Filologia e Língua Portuguesa
Unidade USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas