Do labirinto à ascensão do ser feminino: um estudo comparativo entre a Madona de Natália Correia e A Casa da paixão de Nélida Piñon

Ano
2001
Autor
ALCÂNTARA, Liem Hani de
Grau
Mestrado
Orientador
COELHO, Nelly Novaes
Páginas
113
Resumo
Da leitura às obras - A casa da paixão e A madona, a primeira produzida no seio pátrio por Nélida Piñon e a última, nas terras portuguesas por Natália Correia, depreendem-se pontos de confluências e divergências. Entretanto, o propósito dessa monografia limitar-se-á a demonstrar que a estrutura do labirinto, como via de acesso à imagem feminina forjada pela Natureza, é a pedra basilar dos romances comparados. Demonstração que se fará através do 'discurso' e da 'história', segundo nomenclatura de Todorov. Corrobora com essa inferência, de um lado, o seu caráter lingüístico e formal, ao imprimir a arquitetura de Dédalo à estrutura respectiva. Nesta, sua linguagem é um constante tecer de véus. Sua impenetrabilidade é o índice do medo e da liberdade. A leitura é um eterno tatear entre as paredes sinuosas do labirinto, é um processo de descobrir uma realidade mascarada. O leitor nesse jogo serpentino, proposto pela escritura experimentalista, é o voyeurista que transita por uma sucessão interminável de câmaras secretas em direção à cela em que a 'provável' verdade seja revelada. Por outro lado, a simbologia pilar que sustenta os enredos é análoga a que determina o sistema lingüístico, isto é, o labirinto, cuja concepção mítica constitui-se na visão do divino como a estrada que o iniciado deverá trilhar, a fim de salvaguardar-se do poder aniquilador da morte.
Tombo
5622N
Volumes
1
Departamento
Letras Clássicas e Vernáculas
Programa
Literatura Portuguesa
Unidade USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas