Experimentação e poesia concreta na poética de E. M. de Melo e Castro

Ano
1998
Autor
CARVALHO, Maria do Socorro Fernandes de
Grau
Mestrado
Orientador
ABDALA JÚNIOR, Benjamin
Páginas
288
Resumo
Esta dissertação verificou e comparou a confluência dos principais elementos teóricos da Poesia Concreta brasileira na poesia experimental do poeta português E.M. de Melo e Castro, a partir da constatação de um diálogo intertextual entre as vanguardas poéticas do Brasil e de Portugal, nas décadas de 50 e 60. Consideramos diretamente três livros do poeta português: Queda Livre (1961), Ideogramas (1962) e Poligonia do Soneto (1963), representativos do momento de ruptura vanguardista, e o livro Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos (1950-1960), do grupo Noigrandes, que concentra os pressupostos teóricos da vanguarda concreta brasileira. Para proceder à análise dos poemas, estabelecemos parâmetros formais de pesquisa a partir dos quais observamos a ocorrência comum da experimentação textual: a releitura da poética Barroca: os conceitos de rigor e ambigüidade; a isomorfia como correspondência estrutura-conteúdo; a evolução das formas poéticas; a comunicação não-verbal no domínio da comunicação poética; o aproveitamento do soneto, etc. Adotamos conceitos teóricos como:poesia moderna; despragmatização da linguagem; vanguardas e seus elementos novo, livre e marginal; construtivismo; apresentação do real na linguagem crua das poéticas da negação; a idéia do poema-objeto. Além do exercício do Plagiotropia como revezamento contínuo de interpretantes, conceito que engloba a perspectiva intertextual. A análise comparativa de poemas apontou a coexistência programática de procedimentos textuais concretos na experimentação do poeta português. Constatou-se que as duas vanguardas fazem uma leitura dialética de sua tradição literária inventiva, (especialmente a estética barroca), sintetizando-a em novas formas poéticas, e incorporando-se como continuidade de sua linha evolutiva. O equilíbrio isomórfico das três dimensões da palavra poética - verbal, sonora e visual- foi alcançado textualmente com base nos parâmetros rigor e ambigúidade dos poemas concreto-experimentais.
Tombo
4279N
Volumes
1
Departamento
Letras Clássicas e Vernáculas
Programa
Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa
Unidade USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas