Boletim CAPH 06/2022 (julho)

BOLETIM INFORMATIVO Julho 2022

Acervo DCE

Alunos de iniciação científica do projeto estratégico "Memória Digital" participam da organização e preparação do acervo doado pelo DCE, que será irradiado para higienização.

A irradiação é uma técnica de descontaminação de materiais, que visa eliminar infestação por insetos e fungos na documentação, permitindo que os documentos sejam manuseados sem colocar em risco a saúde durante o procedimento de higienização. O tratamento por irradiação é feito pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), localizado no campus da capital da Universidade de São Paulo.

A antiga sala de estudos está sendo utilizada ao longo deste ano como sala de manejo de documentos de novos fundos recebidos pelo CAPH, atividades de manutenção e para realização de oficinas e atividades de extensão que estão previstas para serem oferecidas ao longo do 2° semestre de 2022.

      DCE 

Crédito das fotos: Elson de Souza Silva

Conservação e Restauro de Documentos 

Para que um documento histórico possa permanecer com as suas características originais da melhor maneira possível, ele precisa passar por procedimentos de conservação e pode receber tratamentos de restauro, quando necessário.

Mas você sabe qual é a diferença entre conservação e restauro?

A conservação está relacionada à manutenção da integridade física dos documentos por meio de ações equilibradas de controle dos agentes de deterioração, armazenamento adequado e estabilização dos danos. Para isso, tratamentos de intervenções mínimas são adotados com o objetivo de desacelerar o processo de degradação e para que o bem fique acessível por muitas gerações. Entre as atividades da conservação, temos o monitoramento das condições de temperatura, umidade, incidência de luz e qualidade do ar; o controle de pragas, como os roedores, insetos e fungos; a confecção de embalagens de acondicionamento e o uso de caixas adequadas; os pequenos reparos de rasgos, dobras e vincos com uso de materiais quimicamente estáveis e técnicas reversíveis, ou seja, que podem ser desfeitas e não comprometem a originalidade do material; e o gerenciamento de riscos com medidas para prevenção e protocolos de atuação em casos de desastres.

Já o restauro atua com restabelecimentos dos danos decorrentes do tempo ou por fatores externos na documentação. Neste caso, são aplicadas intervenções para recuperar a legibilidade do documento deteriorado, isto é, facilitar o entendimento e apreciação do bem material, respeitando a sua originalidade e suas propriedades estéticas, históricas e físicas. Neste caso, são aplicadas técnicas de estabilização do suporte, tais como: tratamentos químicos, velaturas (camadas de proteção), reintegração das cores e preenchimento de lacunas causadas por perdas. Essas atividades da restauração requerem conhecimento e estudo dos elementos que compõem os objetos a serem restaurados e dos materiais utilizados no processo de restauro.

lab

Novo Laboratório de Conservação e Restauro

Até o próximo boletim!

Centro de Apoio à Pesquisa em História "Sérgio Buarque de Holanda"
Edifício de Geografia e História
Avenida Professor Lineu Prestes, 338 - térreo São Paulo/SP - CEP: 05508-000
https://caph.fflch.usp.br/
caph@usp.br +55 11 3091-3742
Diretor: Prof. Dr. Everaldo de Oliveira Andrade
Vice-Diretor: Prof. Dr. Pedro Puntoni
Conselho
Profa. Dra. Ana Paula Torres Megiani
Prof. Dr. Daniel Strum
Prof. Dr. Francisco Alambert
Prof. Dr. Francisco Queiroz
Profa. Dra. Márcia Regina Barros da Silva
Equipe
Elisabete Penha Martinez
Elson de Souza Silva
Maria Aparecida Araújo Ferreira
Maria Luiza Emi Nagai