CAPH do Departamento de História da FFLCH oferta curso de Extensão pelo Apolo.
Mariana Oki e João Kleber [Alunos de Graduação em História]
O Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda” (CAPH) é referência em arranjo documental, conservação e restauro, pois conta com um corpo de funcionários próprio que atua há mais de uma década nessas áreas garantido que documentos diversos como teses, filmagens, livros, fundos pessoais, jornais… não se percam e sejam garantidas pesquisas futuras.
Deste modo, os diversos Centros de Memória da USP, bibliotecas, e outros órgãos que precisam - por exemplo - adotar práticas de preservação arquivística ou mesmo de uma possível intervenção de restauro têm procurado o Laboratório de Conservação e Restauro.
Diante dessa procura, a coordenadora do laboratório, a especialista Maria Luiza Nagai junto ao diretor do CAPH fizeram uma parceria com o Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH e resolveram organizar e ofertar um curso de extensão com esse intuito.
O curso, intitulado “Protegendo o passado: técnicas de higienização e acondicionamento de documentos históricos” conta com aulas teóricas e práticas, e oferece um programa extenso, contando com:
- “Introdução à Preservação de Documentos Históricos”;
- “Conservação Preventiva de Acervos Documentais”;
- “Preservação e Conservação de Fotografias Históricas”;
- “Técnicas de Higienização de Documentos”;
- “Materiais de Conservação e Embalagens de Acondicionamento”;
- “Plano de Preservação”.
O objetivo do curso, é colaborar para que o Patrimônio Cultural seja reconhecido, preservado, valorizado e divulgado, possibilitando a garantia do acesso, à produção de conhecimento, identidade cultural e inclusão.
Foram ofertadas à comunidade uspiana quarenta vagas, sendo permitido desde de discentes até funcionários que tenham interesses ou que atuavam com documentação de valor histórico.
As inscrições abriram do dia 08 à 29 de outubro do corrente ano. Diante da alta procura fora necessário fazer sorteio. Os alunos puderam acompanhar sua matrícula pelo Sistema Apolo, comum por organizar as ofertas de cursos de extensão da universidade.
O curso contou com aulas teóricas que nivelou os alunos mais propedêuticos com quem já gozava de algum conhecimento na área; bem como oficinas práticas que permitiram consolidar os conhecimentos. Tais oficinas foram desde de construção de materiais adaptáveis ao formato para acondicionamento de objetos até avaliação da área de guarda.
Fotos do curso podem ser acessadas nesta página. Curso que durou duas semanas [4 à 18 de novembro de 2024].
Fiquem atentos às próximas ofertas do Laboratório de Conservação e Restauro do CAPH, e em caso de museu; centro de memória ou biblioteca que necessitem de auxílio ou orientação quanto à preservação - seja do local ou do acervo em si - não hesite de nos procurar.