Maria Regina Simões de Paula

BR USP FFLCH/DH-MRSP

Nascida em 1919 em Alfenas, Minas Gerais. Filha de Manuel Pedro Rodrigues e de Juvencina da Cunha Rodrigues.

Cursou Geografia e História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de 1949 a 1952, e Jornalismo pela Faculdade “Cásper Líbero” da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo de 1948 a 1951.

Realizou Especialização em História da Civilização Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo no período de 1955-1956, e, Paleografia em 1958 pela Universidade de São Paulo.

Iniciou a docência, como catedrática, no Instituto de Educação “Fernão Dias Paes”, em 06.08.1954.

Em 1973 defendeu a Tese de doutorado: O presídio de Santa Leopoldina do Araguaia e sua importância em termos de colonização (1850-1865), sob orientação do Prof. Dr. Plinio Marques da Silva Ayrosa e do Prof. Dr. Manuel Nunes Dias, na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Na FFLCH-USP atuou como docente, aposentando-se em 1983.

Contribuiu, como Secretária, para o desenvolvimento da Revista de História, fundada pelo Prof. Eurípedes Simões de Paula, seu esposo. Participou ativamente da Sociedade de estudos Históricos.

Data de Aquisição:

1ª etapa 1989

2ª etapa 1991

3ª etapa 2007

4ª etapa  - Transferência do acervo bibliográfico da Titular para a Biblioteca Florestan Fernandes em dezembro de 2021. 593 exemplares

Doação da Titular

I - Documentação Profissional

II – Documentação de Terceiros

III – Material Iconográfico

IV – Miscelânia

V – Documentação Institucional da USP

VI – Correspondência

VII – Documentação Pessoal

VIII – Documentação Tridimensional

Curriculum, certificados, relatório de atividades, Dossiê de alunos, caderno de anotações, fichamentos, artigos em revista e jornais como professora e jornalista, correspondência ativa e passiva, objetos de escritório, objetos pessoais e de cunho religioso, diapositivos, quadros e numismática.

Cópias das fontes utilizadas nas pesquisas da titular sobre : Engenho dos Erasmos, Franciscanismo em Portugal e no Brasil, Sociedades de Estudos Históricos, artigos como jornalista em jornais correntes, doc. sobre o Projeto do livro in Memoriam.

suporte: papel, papel fotográfico, fita magnética, diapositivos, microfilme, documentos tridimensionais.

Acervo Bibliográfico na Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH-USP.