Samuel Barnsley Pessoa

1908 a 1980
Nível de descrição:
Fundo SBP
História Administrativa - Biografia:

Samuel Barnsley Pessoa (São Paulo, 31 de maio de 1898 – São Paulo, 3 de setembro de 1976) concluiu os estudos primário e secundário no Ginásio Anglo-Brasileiro e ingressou na Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo em 1916, tendo se graduado em 1922. No início de sua carreira, trabalhou como pesquisador junto à Fundação Rockefeller no Brasil, estudando temas ligados à higiene rural. Assumiu a cadeira de Parasitologia da Faculdade de Medicina de São Paulo em 1931, notabilizando-se como o mais jovem catedrático daquela instituição. Destacou-se por aliar o dever médico à preocupação social, tendo militado, com sua esposa, em favor do Partido Comunista Brasileiro, pelo qual chegou, inclusive, a lançar-se candidato a deputado. Por sua militância, foi perseguido e tornou-se alvo de inquérito policial instalado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o que resultou no seu completo desligamento da instituição à qual ainda se mantinha vinculado mesmo após sua aposentadoria, em 1956.

História Arquivística:

Com o falecimento do titular, em 1976, os documentos por ele acumulados ficaram sob responsabilidade de sua esposa, Jovina Álvares Pessoa. Após o falecimento de Jovina, em 1988, o arquivo passou à responsabilidade de Dulce Helena Pessoa Ramos, filha do casal, que procurou organizá-lo, embora nunca tenha concluído a tarefa. O arquivo foi doado ao Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda” em 25 de outubro de 2011, pelos netos de Samuel Pessoa.

Procedência:
Doação
Local:
São Paulo
Sistema de arranjo:

Cronologia

Conteúdo do acervo:

Currículo, memorial, produção acadêmica, correspondência profissional, correspondência pessoal, projetos, pesquisas, dados científicos, desenhos, livros, folhetos, cartazes, objetos, fotografias.

Dimensão e suporte:

Papel, papel fotográfico

690 unidades de descrição
273 unidades de arquivamento
1634 itens documentais

Características físicas e requisitos técnicos:
Bom estado de conservação
Notas do Arquivista:

José Francisco Guelfi Campos (coordenação do Inventário)

Rogério Ricciluca Matiello Félix

Maria Aparecida Araújo Ferreira