Samuel Barnsley Pessoa

Origem
público
Código
BR USP FFLCH/DH-CAPH-SBP
Datas limite
1908 a 1980
Nível de descrição
Série
História Administrativa - Biografia

Samuel Barnsley Pessoa (São Paulo, 31 de maio de 1898 – São Paulo, 3 de setembro de 1976) concluiu os estudos primário e secundário no Ginásio Anglo-Brasileiro e ingressou na Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo em 1916, tendo se graduado em 1922. No início de sua carreira, trabalhou como pesquisador junto à Fundação Rockefeller no Brasil, estudando temas ligados à higiene rural. Assumiu a cadeira de Parasitologia da Faculdade de Medicina de São Paulo em 1931, notabilizando-se como o mais jovem catedrático daquela instituição. Destacou-se por aliar o dever médico à preocupação social, tendo militado, com sua esposa, em favor do Partido Comunista Brasileiro, pelo qual chegou, inclusive, a lançar-se candidato a deputado. Por sua militância, foi perseguido e tornou-se alvo de inquérito policial instalado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o que resultou no seu completo desligamento da instituição à qual ainda se mantinha vinculado mesmo após sua aposentadoria, em 1956.

História Arquivística

Com o falecimento do titular, em 1976, os documentos por ele acumulados ficaram sob responsabilidade de sua esposa, Jovina Álvares Pessoa. Após o falecimento de Jovina, em 1988, o arquivo passou à responsabilidade de Dulce Helena Pessoa Ramos, filha do casal, que procurou organizá-lo, embora nunca tenha concluído a tarefa. O arquivo foi doado ao Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda” em 25 de outubro de 2011, pelos netos de Samuel Pessoa.

Procedência
Doação da família
Local
São Paulo
Sistema de arranjo

Cronologia

Conteúdo do acervo

Currículo, memorial, produção acadêmica, correspondência profissional, correspondência pessoal, projetos, pesquisas, dados científicos, desenhos, livros, folhetos, cartazes, objetos, fotografias.

Dimensão e suporte

suporte: Papel, papel fotográfico

690 unidades de descrição
273 unidades de arquivamento
1634 itens documentais

Características físicas e requisitos técnicos
A documentação encontra-se organizada e em bom estado de conservação.
Notas do Arquivista

Instrumento de Pesquisa: Inventário

Documentação relacionada
não consta