Alfredo Ellis Júnior

BR USP FFLCH/DH-AEJ
1940-1951
Série

Historiador, sociólogo, ensaísta e professor, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1917 e tornou-se promotor público. Foi deputado estadual de 1925 a 1930 e de 1934 a 1937. Participou do Grupo Verde- amarelo, colaborando na revista Novíssima. Combateu na Revolução de 1932. Em 1939, por concurso, tornou-se catedrático de História da Civilização Brasileira da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP,da qual foi diretor de 1939 a 1941. Como historiador, preocupou-se principalmente com a história de São Paulo. Publicou um número considerável de obras, entre elas: Raça de gigantes (1926), Populações paulistas (1934), Capítulos da história social de São Paulo (1944), Meio século de bandeirismo (1946), O café e a Paulistânia (1950). Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Instituto de Estudos Genealógicos e da Academia Paulista de Letras, onde ocupou a cadeira 18.

Biografia elaborada pelo IEB-USP

Data da aquisição: n.c. Possui instrumentos legais: não

doação

A documentação textual está distribuída nas séries:

I - Documentação Profissional

II – Correspondência

III – Produção de Terceiros

IV – Documentação Complementar

V – Material Iconográfico

Currículo, originais de artigos e livros, homenagens, apostilas didáticas, fichamentos e planos de aula, documentação administrativa, publicações, clichês de impressão, etc.

suporte: papel

Total: 10 caixas com 1.123 documentos

A documentação encontra-se organizada e em bom estado de conservação.

Instrumento de pesquisa: inventário

n.c.