Eurípedes Simões de Paula

BR USP FFLCH/DH-ESP
1723-1994

Nascido em 15.11.1910, em São Paulo, Eurípedes Simões de Paula cursou a primeira turma da sub-seção de Geografia e História da FFCL-USP, no período de 1934-36. Realizou, também, o curso de Ciência Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito, posteriormente incorporada à USP, no período de 1931-1935.

Em 1936 tornou-se Assistente Adjunto, de 1ª categoria, da Cadeira de História da Civilização da FFCL.  No período de 1937-38 ofereceu cursos sob a orientação do Prof. Jean Gagé.

De 1939 a 1942 atuou como professor adjunto da Cadeira de História da Civilização Antiga e Medieval da FFCL-USP.

Em 1942, defendeu o doutorado com a tese: “O comércio de varegue e o Grão-Principado de Kiev”, e, em 1946 defendeu a tese de cátedra “Marrocos e suas relações com a Ibéria na Antiguidade”, na Cadeira de História da Civilização Antiga e Medieval na FFCL/ USP.

Em 1946 foi nomeado para o cargo de professor Catedrático da Cadeira de História da Civilização Antiga e Medieval da FFCL/USP.

Teve grande participação na vida acadêmica e administrativa da FFCL/USP, posteriormente FFLCH/USP. Atuou como vice-diretor, de 1947-50; Diretor FFCL/USP de 1950 -54, Chefe do Departamento de História de 1954-57 e de 1972-74, Vice-Reitor da Universidade de São Paulo de 1954-57, Diretor da CODAG – USP entre 1973-74, entre outras.

Destacou-se, também, pelas seguintes atuações:

- criou a Revista de História onde atuou como diretor-fundador no período de 1950-77;

- foi sócio fundador da Sociedade de Estudos Históricos – SP, em 1942;

- propôs a criação do Instituto de Estudos Portugueses onde atuo como membro do Conselho Administrativo de 1953 -54;

- foi sócio fundador da Associação dos Professores de História- hoje ANPUH (Associação Nacional dos Professores de História) em 1961 e diretor de 1965-77;

- fundou, em 1966, o Centro de Documentação Histórica da FAPESP, hoje CAPH – DH/FFLCH-USP;

- participou da criação da Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP) em 1962;

- propôs a criação do Instituto de Estudos Brasileiros – IEB em 1962;

- propôs a transferência do Laboratório de Biologia Marítima  (S. Sebastião, SP) para a Universidade de São Paulo, atual Instituto de Biologia Marina - IBM-USP;

-fundou e dirigiu o Museu de Arte e Arqueologia/USP, atual Museu de Arqueologia e Etnologia/USP no período de 1964-68.

- Doutor “honoris causa “ na Universidade de Toulouse, França; em 1954 pela Universidade Federal de Goiás em 1973 e, pela Chinese Culture  University de Taipei, na Ilha de Formosa- China, em 1975.

Teve, ainda, uma atuação importante no Exército Brasileiro. Atuou no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, CPOR/ 2ª Região Militar, como 2º Tenente R/2 – Infantaria. Participou na Revolução Constitucionalista de 32 e da Campanha realizada pelo Exército Brasileiro na Itália em 1944, durante a II Guerra Mundial.

1. etapa – 06.08.1992
  2. etapa - 2007
Doação feita pela Profa. Dra. Maria Regina Simões de Paula

Série I – Documentação Pessoal

Série II – Documentação Profissional

Série III – Correspondência

Série IV – Documentos de Terceiros

Série V – Periódicos

Série VI – Documentação Complementar

Série VII – Material Iconográfico

Série VIII – Material Fonográfico

O conjunto reúne uma documentação variada como: correspondência ativa e passiva, fichas de aula, relatórios das diversas áreas de atuação, documentação administrativa, artigos, livros editados, dossiês, boletins, jornais, revistas, mapas, folhetos, regulamentos, periódicos, fotografias, slides, filme, microfilme, discos, fitas magnéticas, quadros, peças de vestuário, objetos pessoais, móveis, condecorações, recordações de guerra, etc.

Documentos  Textuais  - 3.428 doc.

Documentos Audiovisuais – 4575 doc.

Documentos Tridimencionais – 33 documentos

Instrumento de Pesquisa - Inventário

Coleção Eurípedes Simões de Paula localizada na Biblioteca Florestan Fernandes - Conjunto documental da Profa. Maria Regina Simões de Paula- localizado no CAPH/FFLCH-USP