Edgard Carone nasceu em 14 de setembro de 1923, e faleceu em 31 de janeiro de 2003, em São Paulo- SP.
Estudou Geografia e História na FFCL – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, de 1945 a 1947. Este curso foi concluído em 1969 na atual Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Doutorou-se, em 1971, na FFLCH-USP, com o trabalho “União e Estado na vida política da primeira República”.
Em 1974, defendeu sua livre-docência com a Tese “Oligarquias e classes sociais na Segunda República (1930-1937).
Atuou como professor de História, contratado, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas a partir de 1970. No mesmo ano atuou como professor assistente Doutor, atualmente Livre-Docente, no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara.
Atuou como Auxiliar de Ensino Voluntário junto ao Curso de Política, Departamento de Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Em 1976, passa a exercer a função de professor, mediante concurso para a Cadeira de História do Brasil Independente, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
(Informações retiradas do memorial apresentado para Concurso de Professor Adjunto no Departamento de Economia – Área de Economia- do Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação do Campus de Araraquara, da UNESP).
CAPH-Projeto Memória da FFCL/ FFLCH-USP – Memoriais – MCC-05
Data da aquisição: 1ª etapa 1991
Outras etapas de doação
Possui instrumentos legais: não
A documentação textual está distribuída nas séries:
II - Documentação Profissional
III – Produção Intelectual
IV – Correspondência
V – Documentação de Terceiros
VI – Documentação Iconográfica
VII – Documentação Institucional
VIII – Miscelânea
Currículo, relatório de atividade, correspondência, publicações do Titular, trabalhos de alunos, projetos de pesquisa de alunos, monografias de alunos, apostilas, artigos, apontamentos, catálogos, manifesto, cartaz, livros, jornais, Dossiê USP, Dossiê CEFEG (Centro de Estudos Filosóficos e Econômicos de Goiás), Dossiê “Guinle X Monopólio”, Dossiê Movimento Estudantil, Suplementos, recortes e números inteiros de jornais.
540 documentos organizados.
Instrumento de pesquisa – Inventário