Marialice Mencarini Foracchi

BR USP FFLCH/DH-MMF
1949-1982

Nascida em 1929, Marialice Mencari Foracchi realizou seus estudos em Ciências Sociais de 1949 a 1951, Didática Geral e Especial em 1952, e, Especialização em Sociologia em 1958, na FFCL-USP.

Ingressou na carreira docente como Assistente extra-numerário da Cadeira de História e Filosofia da Educação, a convite do prof. Laerte Ramos de Carvalho, de 1953 a 1954. E, na Cadeira de Sociologia I, de 1955 a 1958, a convite do prof. Florestan Fernandes

De 1956 a 1959, foi professora interina da Cadeira de Sociologia Educacional do Instituto de Educação “Caetano de Campos”.

Em 1959, atuou como Auxiliar de Ensino na Cadeira de Sociologia I da FFCL-USP. Assumindo como Professor Assistente, em 1960.

Sob a orientação do prof. Florestan Fernandes, defende a tese de doutoramento em 1964, com o trabalho “ O estudante e a transformação da Sociedade Brasileira.

Em 1970, com o trabalho “ A Juventude na Sociedade Moderna”, defende a livre-docência.

Faleceu em São Paulo, em 30 de junho de 1972.

História Arquivística:
Doação realizada pelo prof. Dr. José de Souza Martins em 12/04/1991. Esta documentação serviu de base para o livro “A Participação Social dos Excluídos”, publicado em 1982, com organização do Prof. José de Souza Martins.

Encaminhado pela Profa. Dra. Eva Blay, chefe do Departamento de Sociologia, da FFLCH/USP

Série I – Documentação Pessoal

Série II – Documentação Profissional

Série III – Produção Intelectual

Série IV – Documentação de Terceiros

Série V – Documentação Institucional

Série VI – Documentação Complementar

memorial, manuscrito da tese, participações em simpósios e conferências, artigos , relatório de pesquisas, apontamentos, periódicos, publicações pós-morte.

documentação em papel. 203 documentos com 1806 páginas

não consta