Myriam Ellis

BR USP FFLCH/DH-ME
1949-1989

Nascida em 1922, no Rio de Janeiro, Myriam Ellis bacharelou-se, em Letras Neo-Latinas, na FFCL-USP em 1944. Obteve, também, o bacharelado e a licenciatura em Geografia e História em 1951, na mesma instituição.

Em 1955 defendeu o doutorado em Ciências com a tese:  “ O monopólio do sal no Estado do Brasil”, em História da FFCL-USP.

Iniciou sua carreira docente, na Universidade de São Paulo, como assistente extra-numerária em 1947. Atuou como:

- Professora assistente em 1952;

- Livre docente na Cadeira de História da Civilização Brasileira, com a tese: “Feitorias Baleeiras Meridionais do Brasil Colonial”, em 1966;

- Professora Titular da Área de História do Brasil, em 1973, no Departamento de História da FFCLH-USP;

- Chefe do Departamento de História da FFLCH-USP, de 1974 a 1978.

Foi diretora do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) no período de 1981 a 1985 e, diretora do Museu da Casa Brasileira, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, no período de 1979 a 1985.

Foi membro da Academia Paulista de História e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Faleceu em 25 de maio de 2017.

Data da aquisição: não consta

não consta

II - Documentação Profissional

III - Produção Intelectual

Currículo, Memorial, Dossiê da Cadeira de História da Civilização Brasileira, livros, palestra.

24 documentos em papel

3 livros