Raul de Andrade e Silva

BR USP FFLCH/DH-RAS
1823-1991

Raul de Andrada e Silva nasceu em 25.05.1905 e faleceu em 11.05.1991, em São Paulo - SP.

Formou-se pela Escola Normal da Capital em 1923 e obteve registro definitivo, junto ao MEC, como professor secundário. Concluiu o Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da USP, em 1935.

Licenciou-se em Geografia e História, em 1940, pela FFCL – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da USP. Onde realizou, também, sua pós-graduação em 1967 em História da América.

Em 1972, defendeu a tese de doutorado: “A ditadura no Paraguai - 1814-1840. Uma interpretação” pela FFLCH-USP.

Exerceu a função de prof. Titular da Cadeira XV- História Moderna e Contemporânea na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Mackenzie, até outubro de 1961.

Foi nomeado Assistente em Comissão junto a Cadeira de História da Civilização Americana do curso de História e Geografia da FFCL/USP a partir de 04.10.1961. Aposentou-se como professor do Departamento de História da FFLCH- USP em 1975.

Data da aquisição: fevereiro de 1992

doação do Titular ao Prof. Dr. Prof. José Sebastião Witter, complemento da Secretaria do Departamento de História da FFLCH-USP.

I – Documentação Pessoal

II – Documentação Profissional

III – Documentação de Terceiros

IV – Correspondência

VI – Documentação Institucional

Currículo, diplomas, tese de doutoramento, caderneta de anotações, cartões de visita, recibos, notas fiscais, orçamentos, cópia xerox de documentos, atestados, certificados, relatórios de atividades, exemplares de jornais, exemplares de boletins, estatuto, inventário, guia, publicações, correspondência ativa e passiva, nota de falecimento, microfilme, etc.

Dossiês:

Acadêmia Paulista de Letras;