Simão Mathias

BR USP FFLCH/DH-SM
1942-1985

Nascido em São Paulo, em 26 de agosto de 1908, o químico brasileiro Simão Mathias ingressou na primeira turma do curso de Química da USP e, dedicou sua vida a construir um projeto de universidade. Foi um dos quatro alunos da 1ª turma do curso de Química e o primeiro doutor em ciência formado pela USP em 1942, com a tese "Sobre Mercaptanasbivalentes e sulfetodimercaptanas", sob orientação de Heinrich Rheinboldt.

Foi fundamental para o desenvolvimento da Universidade realizando ações como a construção do 1º laboratório de físico-química do país e centralizando os cursos de Química existentes na USP, em 1960,

Fundou a Sociedade Brasileira de Química, em 1977, durante a reunião anual da SBPC. Publicou o livro “Cem anos de Química no Brasil” além de diversos artigos sobre a história da ciência e alguns de seus personagens. Responsável pela participação das Ciências Humanas na Sociedade Brasileira para o Progresso das Ciências.

Faleceu em 1991, na véspera de seu aniversário de 83 anos.

documentação recebida em 1º/06/1988

Melissa A. Ian – University of Texas

A documentação textual está distribuída na série:

I – Produção científica do Titular

Tese de doutoramento e provimento de cátedra, artigos em jornais e revistas.

Papel – 9 doc. – Total de 182p

bom estado de conservação