Departamento de História da FFLCH/USP

BR USP FFLCH/DH-DH
1945-1991

​​​​​​

O Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo é responsável pelo curso de graduação, modalidade licenciatura e modalidade bacharelado. O Departamento é também responsável pelos Programas de Pós-Graduação em História Econômica e História Social. Atualmente o corpo docente é composto por 51 professores do quadro ativo, todos em regime de dedicação exclusiva, 18 docentes aposentados que atuam nos programas de pós-graduação, 13 docentes seniores, habilitados a ministrar cursos na graduação e na pós-graduação. Existem cerca de 1.500 alunos de graduação, 478 alunos de pós-graduação e 14 funcionários. O curso de História começou a funcionar quando da criação da primeira Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em 1934, em conjunto com o curso de Geografia, sendo o mais antigo curso de história do país. Em 1955 a subseção conjunta História e Geografia foi desmembrada criando dois cursos separados e em 1968 a Faculdade recebeu o nome atual, no âmbito da reforma universitária que se iniciou naquele momento.

https://historia.fflch.usp.br/apresentacao - em 06.05.2022

Data da aquisição: 1ª etapa: 1989 – 2ª etapa: 1992

doação do Departamento de História

1. Documentação Institucional
  2. Documentação de Terceiros

Documentação Institucional (da USP, FFLCH, e Departamentos): Atas, correspondência, resoluções, portarias, comunicados, informes, Anais, boletins, guia, catálogo, revistas, jornais, regimentos, programas de cursos, relatórios, teses.

1834 documentos em papel

Instrumento de pesquisa: Inventário