Dante Moreira Leite

BR USP FFLCH/DH-DML
1902-1990

Dante Moreira Leite nasceu em 22 de outubro de 1927, em Promissão, São Paulo. Graduou-se em 1950 no curso de Filosofia da FFCL-USP e, desde então, dedicou-se ao ensino universitário e a pesquisa acadêmica. Foi um dos principais autores em Psicologia Social.

Foi nomeado “assistente extra-numerário” da antiga Cadeira de Psicologia da FFCL-USP em 1951, sendo contratado como auxiliar de ensino da Cadeira de Psicologia da FFCL-USP, no período de 1953-1955.

Obteve em 1954 o título de doutor com a Tese “ O Caráter Nacional Brasileiro: Descrição das características Psicológicas do Brasileiro através de Ideologias e Estereótipos”, na FFCL-USP.

Em 1955, obteve bolsa de Estudos em Cursos de Pós-Graduação na Universidade de Kansas, USA, onde estudou e realizou trabalhos de pesquisa com Roger Barker, F. Heider e A. Smith.

Exerceu, no período de 1959-1971, a função de professor nas disciplinas de Psicologia e Psicologia Educacional, no Departamento de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara.

Obteve, em 1964, o título de Livre Docente em Psicologia Educacional com a tese “Psicologia e Literatura”.

Em 1971 retornou a FFCL-USP como Professor do Instituto de Psicologia da USP, onde obteve, em 1973, o título de Professor Titular junto ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.

Em 1974 assumiu a diretoria do Instituto de Psicologia da USP até 24 de fevereiro de 1976, quando faleceu aos 48 anos.

Data da aquisição: 08.09.1988

Doação feita pela esposa Profa. Dra. Miriam Lifchitz Moreira Leite

A documentação textual está distribuída nas séries:

I – Documentação Pessoal

II – Documentação Profissional

III – Jornais e Revistas

IV – Documentação de Terceiros

V – Correspondência

VI - Dossiê Jorge Cândido de Sena

VII – Dossiê University of Kansas

VIII – Dossiê Fundação Carlos Chagas

IX- Documentação Complementar

X- Miscelânia

Cadernos, anotações, diplomas, fotografias, correspondência ativa e passiva, currículo, memorial, artigos, contos, discursos, ensaios, poemas, pareceres, projetos de pesquisa, livros, entrevistas, homenagens póstumas, etc.

1559 doc. com 14873p.

Instrumento de pesquisa: inventário